Nem sempre o mercado econômico vai colaborar com o empreendedor. Para a empresária e conselheira do Superior Feminino da FIESP, Cláudia Angélica Martinez, saber como empreender diante de uma crise econômica é o que torna qualquer empreendimento forte o suficiente para se manter ativo no mercado e se diferenciar de seus concorrentes.
Abaixo, leia como se preparar para enfrentar momentos delicados da economia mundial.
Sempre planejar
Antes de fundar qualquer empresa, é de extrema necessidade que o gestor entenda a importância do planejamento. Isso porque, é no planejamento que o empresário aprende a como empreender diante de uma crise econômica. Além disso, é nessa etapa que se estuda a fundo o mercado e suas tendências de comportamento em relação ao ramo seguido.
Também acontece na etapa de planejamento a criação de sistemas de de gastos e custos fixos e variáveis. Se sua empresa é de pequeno porte, o controle pode ser feito por meio de planilhas e documentos. Entretanto, existem variados softwares que ajudam de forma mais precisa a controlar todo o financeiro do seu negócio, segundo Cláudia Angélica Martinez.
Inovação precisa ser uma pauta até em tempos de crise
Alguns empresários acreditam que inovação não se encaixa em como empreender diante de uma crise econômica. Entretanto, inovar e investir em tecnologias é primordial para qualquer negócio, independente de como anda o mercado financeiro. Até porque, o conceito de inovação é a soma da oportunidade com a necessidade, reitera a economista Claudia Angélica Martinez.
Assim, em um cenário de crise econômica, aproveitar uma necessidade do mercado investindo em inovação é a certeza de que o seu negócio se destacará diante de seus concorrentes e crescerá aos olhos de seus clientes. Afinal, a opção escolhida sempre vai ser a que oferece melhores estruturas, tecnologias e inovações.
Economizar com sabedoria é a chave para como empreender diante de uma crise econômica
Por fim, mas não menos importante, economizar sabendo negociar a fim de conseguir melhores condições é o que tornará o seu empreendimento possível e forte para seguir adiante. Além disso, investir em marketing digital ao invés de focar apenas em materiais gráficos impressos pode ser uma maneira excelente de economizar e atrair mais visibilidade para o seu negócio.
Para a empresária Cláudia Angélica Martinez, é fundamental que o empreendedor não se deixe abalar em momentos difíceis. Crises financeiras e quaisquer outras circunstâncias demandam trabalho em conjunto não só da gestão, mas de todos os envolvidos no empreendimento.
Portanto, a comunicação precisa ser prioridade em todos os setores da empresa. Assim, ficará mais fácil que todos entendam que o momento ruim vai passar e o negócio continuará a prosperar.