A filantropia é uma ação que mobiliza muitas pessoas há vários anos. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que os atos filantrópicos são importantes para toda a sociedade e que, cada vez mais, podem ser promovidos através de diversos meios. Para entender mais sobre como a filantropia e as estruturas digitais se relacionam, continue lendo o artigo!
Papel das mídias digitais em ações filantrópicas
Para quem não conhece, a filantropia se caracteriza como ações realizadas por indivíduos ou empresas em prol de uma causa. Essas doações são, costumeiramente, financeiras e servem para tentar amenizar algumas necessidades sociais que não são supridas. Causas muito comuns que dependem da filantropia são o tratamento de doenças raras, levantamento de fundos para pessoas mais necessitadas e outros.
Nesse sentido, é importante perceber que as mídias digitais tomaram, se não todos, pelo menos grande parte dos espaços da sociedade. Por isso, não seria diferente em relação a filantropia. Os filantropos acreditam que as infraestruturas digitais são capazes de alavancar as ações filantrópicas e propagar projetos e necessidades específicas que dependem da iniciativa filantrópica de diversos indivíduos.
Filantropia na mídia
Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que as mídias podem ter papel fundamental para o sucesso de algumas campanhas e divulgação de projetos na atualidade. Além disso, as redes sociais, quando bem utilizadas, são capazes de atingir diversas pessoas que podem abraçar causas e tornarem-se filantropos também. Nesse sentido, é importante que a filantropia seja falada pelas redes.
Formas de atuação nas redes
Se você está se perguntando sobre como pode fazer parte dessa mobilização, a resposta é que são diversas as possibilidades. Uma das formas de atuar nas redes é falar sobre a filantropia, sua importância e as pessoas que já foram beneficiadas através de instituiçoẽs filantrópicas. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, incentivam que todos ajudem essas instituições e divulguem formas de ajudar em suas redes.
Além disso, as próprias instituições filantrópicas podem desenvolver sites, perfis em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para realizar a divulgação de seu trabalho e apresentação das causas pelas quais luta e trabalha. Dessa forma, é muito mais simples propagar suas ideias e possui um alcance muito maior, chegando para todo o Brasil e o mundo.
Exemplos de sucesso
Um dos grandes casos de sucesso da utilização das mídias digitais é o caso do Unicef, com o projeto de voluntariado jovem digital, o Fundo das Nações Unidas para a Infância passou a divulgar ainda mais suas ações em todo o mundo e atraiu ainda mais filantropos que ajudaram a causa através de doações generosas. Faça como Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini e seja um filantropo também!