Você já ouviu falar da economia colaborativa? Em alguns lugares também é chamada de economia compartilhada. Trata-se de um setor que estimula a troca de serviços e produtos. O empresário Márcio Alaor de Araujo explica que o objetivo desse modelo econômico é facilitar uma troca de serviços e produtos, mas sem manter o foco no lucro. Se você quer saber mais informações sobre a economia compartilhada, continue acompanhando:
Apesar da economia compartilhada ser um termo novo no mercado, o conceito de compartilhamento de itens está se popularizando desde os primeiros avanços da internet, pois desse modo, foi possível começar a divulgar os produtos e serviços para um público maior. Atualmente, a economia compartilhada está revolucionando o modo como os negócios tradicionais estão sendo analisados e repensados.
Os maiores exemplos de economia compartilhada atualmente são o Airbnb e o Uber, comenta Márcio Alaor de Araujo. Essas plataformas propiciam a troca e o compartilhamento de serviços em áreas com déficit de opções e grande demandas desses serviços específicos. O período de crise econômica fortaleceu ainda mais o crescimento da economia compartilhada, muitos negócios criativos e inovadores surgiram no mercado e estão sendo úteis para a população.
A internet é um meio excelente para desenvolver a economia compartilhada. Os aplicativos que estão conectando pessoas interessadas em trocar itens a fim de economizar dinheiro, estão crescendo cada vez mais e fazendo muito sucesso. A internet foi uma grande impulsionadora da economia compartilhada, permitindo que pessoas se conectem de forma simples e sustentável. Os empreendedores que investirem nessa área podem se destacar bastante.
Uma pesquisa da Forbes no ano de 2015 apontou as empresas que investem na economia compartilhada movimentando cerca de 18 bilhões de dólares no setor, explica Márcio Alaor de Araujo. Trata-se de um segmento que oferece muitas oportunidades, tanto para os consumidores como para os empreendedores. Os benefícios de poder economizar e ao mesmo tempo produzir uma quantidade menor de resíduos vai gerar impactos muito positivos.
A economia compartilhada proporciona um poder maior de decisão para os consumidores ao passo que também influencia o modo de agir das empresas. O relacionamento entre consumidores e produtores está sendo cada vez mais aprimorado graças a essas inovações no mercado. Esperamos que as informações de Márcio Alaor de Araujo possam te ajudar a entender mais sobre a economia compartilhada.