De acordo com o especialista financeiro, Marcio Alaor de Araujo, a percepção do cliente é um fator essencial para as empresas que buscam atingir o consumidor por meio de estratégias de branding, marketing e vendas. Isso porque, não basta que um visitante chegue ao seu site através de estratégias de SEO, é necessário que a experiência deste durante a visita seja positiva, pois – somente assim – pode-se formar uma jornada com o cliente.
Isso significa que a percepção positiva do cliente é um processo que aproveita a visita desses leads para transformá-los em compradores de primeira viagem, depois em compradores recorrentes, clientes fiéis e, por fim, promotores da marca. Marcio Alaor de Araujo comenta que essa é uma maneira de não precisar investir em aquisição de clientes a longo prazo, pois a percepção do cliente forma a preferência pela marca no mercado e consolida as compras recorrentes.
Assim, um cliente feliz é aquele satisfeito com a experiência de consumo, que engloba tanto o acesso ao site, quanto o processo de venda e chegada do produto. Marcio Alaor de Araujo informa que esse resultado cria uma disposição para compras recorrentes por parte do consumidor, o que diminui os gastos dos negócios com novas abordagens de vendas, pois seus resultados se potencializam por meio desta estratégia.
Além disso, a percepção do cliente é uma maneira de identificação da imagem da marca no mercado e qual é a visão que a empresa deseja construir para esse público externo. Marcio Alaor de Araujo ressalta que, devido a esse processo, é fundamental que as organizações construam, de modo diferenciado, uma experiência de consumo satisfatória e personalizada de acordo com valor e identidade da marca, visando agradar seus clientes.
Por isso, o primeiro passo para as empresas que almejam atingir os consumidores é investir em sua percepção positiva e experiência de compra. Marcio Alaor de Araujo esclarece que, para isso, é fundamental que seu site, produto ou serviço consiga transmitir a essência de valor agregado, ou seja, que aquele é, por exemplo, muito mais do que um item, pois alcança a sensibilidade do cliente de alguma maneira, o que acarreta em fidelização e demanda contínua para as vendas.
Contudo, Marcio Alaor de Araujo reforça que é essencial entender que a percepção positiva do cliente é moldada também a partir de outros processos que devem estar no radar das empresas: publicidade, tendências da internet, experiências relatadas por outros clientes, vivências pessoais, dentre outros fatores que influenciam diretamente no consumidor que adentra o site.