Você já se perguntou como a área de design e comunicação pode se unir com o Direito? Se sua resposta for não, o advogado Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que chegou a hora de você conhecer o Legal Design, uma ferramenta de trabalho dos advogados que transmite informações jurídicas complexas de maneira mais simples, por meio de demonstração gráfica e desenhos simples. Para entender melhor, acompanhe os tópicos a seguir.
De antemão, é interessante que você saiba que o Legal Design nada mais é que uma estratégia capaz de explicar o Direito e outros temas jurídicos de maneira mais fácil e acessível. O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que isso só é possível graças à aplicação do design thinking — uma abordagem que induz o pensamento crítico —, juntamente aos elementos visuais gráficos.
Isso porque, diferente do que muita gente acredita, os softwares jurídicos existentes no mundo moderno não são acessados e utilizados apenas por advogados e outros profissionais do ramo. Pelo contrário, assim como assimila Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, esses sistemas são constantemente acessados por pessoas leigas que procuram por informações jurídicas ou auxílio para os mais diversos casos.
Na prática, a ideia do Legal Design surge de um problema que há muito buscou soluções: como tornar as leis e outras informações jurídicas mais acessíveis às pessoas? Desse modo, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros entende que essa ferramenta é, então, uma forma de democratizar tal acesso, o que é extremamente importante e relevante.
Desse modo, vale mencionar, ainda, que o Legal Design é, importante pois beneficia as mais diversas pessoas, as quais vão desde os profissionais da área — como mencionado antes — até pessoas leigas e estudantes. No entanto, não somente, o advogado especialista comenta que essa ferramenta também promove:
- Cultura experimental;
- Inovação com foco no usuário;
- Mais acessos ao âmbito jurídico;
- Melhora na comunicação.
O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros considera válido citar também que o Legal Design é pautado em seis grandes estratégias, que são o pensamento divergente e consistente; a empatia e compreensão do problema; uma equipe variada; a representação gráfica; a linguagem acessível e, sem dúvidas, a tecnologia.
E aí, gostou de conhecer mais sobre essa ferramenta no Direito? Se sua resposta for sim, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica, então, que você também irá gostar de saber que as existem três grandes vantagens para a utilização do Legal Design, as quais são:
- Motivação do usuário para entender temas jurídicos complexos;
- Ferramenta à altura das exigências dos usuários;
- É um incentivo inspirado pela legislação.