Já ouviu falar em Modelo de Negócio ou Canvas? O empresário Julio Cesar Hintemann Filho comenta que se trata de um instrumento desenvolvido pelo suiço Alex Osterwalder e que facilita durante o início de um bom empreendimento, pois seu intuito é auxiliar na compreensão completa de um negócio.
Assim, Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que o Modelo de Negócio tem como intuito descrever todos os elementos e fases que formam o empreendimento, criando assim uma organização mais integrada. Para isso, ela se vale de alguns componentes centrais: proposta de valor, segmento de clientes, relacionamento com clientes, fontes de receita, atividades chave, recursos e parcerias principais e custos.
Ao conceber a possibilidade de visualização completa dos processos organizacionais, o Modelo de Negócio proporciona a inovação, pois estabelece valor singular ao empreendimento. Julio Cesar Hintemann Filho comenta que ele é, portanto, o caminho que deve ser trilhado pelas empresas para identificarem seu diferencial, como conquistar clientes, reduzir custos e obter receitas.
Além disso, sua principal vantagem está na rápida e simples forma de implementação. Para realizá-lo, basta, por exemplo, conter canetas, post-its e uma mesa ampla para poder trabalhar a metodologia criativa para melhorar os negócios. Julio Cesar Hintemann Filho reforça que, nesta metodologia, deve-se encontrar respostas para as seguintes questões:
- O que fazer?
Isto é, a proposta de valor do negócio.
- Para quem fazer?
Definição do público consumidor, que será alvo de suas estratégias para melhorar o relacionamento.
- Como fazer?
Nessa etapa, deve-se descobrir quais as atividades, recursos e parceiros que deverão ser procurados.
- Quanto gastar?
Identifique qual será o valor de receita e estrutura que irá custear essa ação.
Julio Cesar Hintemann Filho ressalta ainda que o empreendedor deve entender que cada um dos post-its – que definem esses blocos – estão interligados e, por isso, relacionam-se em conjunto. Além disso, os ajustes podem ser realizados em qualquer fase e em diversos momentos, afinal, cada melhoria irá auxiliar na percepção total do negócio.